Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

administracaomunicipal
Casa Sant’Anna é inaugurada em noite de grandes emoções

Publicado em 13/09/2019 às 18:33 - Atualizado em 15/09/2019 às 10:46

No último sábado, 7 de setembro, a Casa Sant’Anna voltou a abrir as portas para a comunidade de Canelinha e os visitantes desta terra.

Em uma noite especial, a Prefeitura de Canelinha, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, familiares e comunidade inauguraram a obra de grande importância para todos os canelinhenses. A casa agora abrigará a história do município, o processo de emancipação, além da história das famílias que constituíram o município. “Este casarão é a história de Canelinha e isso tem que ser valorizado”, destacou o prefeito Moacir Montibeler.

A casa é marco da arquitetura e história do Vale do Rio Tijucas. Por iniciativa do prefeito, um dos ambientes foi batizado com o nome Sala Escritora Júlia, que será aberta aos escritores e poetas da cidade.

O local recebeu a reforma respeitando a arquitetura original, as cores, e parte da mobília foi doada pelos familiares. “Nossa família está felicíssima com a reforma da casa. Ela foi construída pelo meu avô, e nosso pai morou aqui. Então, para nós é gratificante”, disse Paulo Sant’Anna, o Palica.

A história da família Sant’Anna na região teve início em 1.840, quando Joaquim José de Sant’Anna regularizou as suas propriedades em Tijucas e na localidade do Moura, em Canelinha. Seu filho mais novo, Joaquim José de Sant’Anna Filho, construiu a casa em 1.902. Ele casou com Rosalina Rosa, com quem teve seis filhos, onde ela veia a falecer ao dar à luz, em 1.903. A partir de 1.904 passou a residir em Canelinha com a segunda esposa, Tereza Rosa, onde nasceram mais oito filhos.

Todos os 14 irmãos passaram a infância e adolescência na Casa Sant’Anna.

De 1.943 até 1.970 viveram na casa a viúva Tereza Rosa, seu filho Oscar, a nora Otilina e os 16 filhos do casal. 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar