saude
Programa Saúde Bucal na Escola: Você já imaginou seu filho indo ao dentista sem precisar sair de casa?

Publicado em 18/12/2019 às 12:02 - Atualizado em 18/12/2019 às 12:06

Parece até um sonho. Mas este sonho se tornou realidade em Canelinha graças ao odontomóvel recebido pelo município em 2018, e utilizado no Programa Saúde Bucal na Escola.

O programa oferece tratamento dentário gratuito aos alunos da rede municipal de ensino, ajudando na prevenção, realizando o tratamento quando necessário e resgatando a autoestima das nossas crianças.

Este ano, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, intensificou os atendimentos. Os atendimentos na Escola de E.B.M. Hermínia Alves Reis, no bairro Areão, por exemplo, iniciaram no dia 28 de maio e foram finalizados na última semana, sendo oferecido aos alunos atendimentos nas terças e quintas-feiras nos períodos matutino e vespertino, e nas sextas-feiras no período matutino.

Segundo a dentista responsável pelo programa, Dra. Adrielly Cristiny Silva, foram atendidos no odontomóvel 105 alunos do pré-escolar 1 e 2 e do 1º ao 5º ano, além de nove professores, totalizando 114 pacientes, em mais de 500 atendimentos, pois a maioria dos alunos passaram por mais de um procedimento. Quando necessário, foram feitas as radiografias, e também foram realizados seis atendimentos de emergência em crianças de outras escolas municipais, totalizando 120 pacientes.

A implantação do programa visa a saúde dos alunos de forma a proporcioná-los a prevenção de cáries e outras doenças bucais. O objetivo do programa é que todo aluno saia da escola com sua saúde bucal plena, motivado a cuidar do seu sorriso por toda sua vida.

O prefeito Moacir Montibeler ressalta que o programa é uma ação preventiva importante, um olhar especial com a população, auxiliando os pais na saúde bucal dos filhos e criando uma geração de crianças com hábitos saudáveis. “O trabalho não aparece, mas isso é fundamental! As crianças são o nosso futuro, desde que elas sejam bem conduzidas e guiadas. Esse programa está dando certo porque é uma união da educação, da saúde e da família”.