Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

agricultura
UVL DE CANELINHA REALIA EVENTO COM FOCO NA SANIDADE SUÍDEA

Publicado em 13/10/2021 às 10:31 - Atualizado em 13/10/2021 às 10:31

Objetivando a prevenção à Peste Suína Clássica, à Peste Suína Africana e à Febre Aftosa, o médico veterinário Anderson Costa Silva, responsável pela Unidade Veterinária Local de Canelinha, organizou palestra para donos de restaurantes, secretários municipais de Agricultura e representantes das Vigilâncias Sanitárias de Canelinha, Tijucas e São João Batista.

 

O evento, ocorrido na semana passada, no dia 07 de outubro, contou com a palestra da médica veterinária da CIDASC Franciele Camila Luchese Haag, responsável pela sanidade suídea no Departamento Regional de Itajaí. Os convidados receberam orientações sobre a proibição de fornecimento aos suínos de restos de alimentos utilizados na alimentação humana, destacando, além da questão sanitária animal, os problemas relacionados à saúde humana e ambiental ocasionados pela criação irregular de suínos.

 

A proibição da criação de javalis (suínos asselvajados) também foi abordada, assim como os aspectos clínicos das doenças alvo do programa e a sua notificação ao serviço oficial.

 

Anderson relata que as ações de educação sanitária, aliadas às fiscalizações em propriedades, vem apresentando resultados positivos no controle sanitário dos suínos da região, que se caracteriza pela criação não tecnificada, basicamente voltada para a subsistência. “A união de esforços do setor privado e público são fundamentais para o sucesso das ações de Defesa Agropecuária”, reforça Anderson.

 

O gestor regional do Departamento Regional da CIDASC de Itajaí, Cleverson Fiamoncini agradece o apoio oferecido pelo Secretário Municipal de Agricultura de Canelinha, Sr. Martinho Luiz Tomazzia, pelo Chefe de Gabinete Joseph Taylor de Paes Farias e pela Fiscal Vigilância Sanitária de Canelinha, Eliane Fidencio na organização do evento e atividades relacionadas à Defesa Agropecuária do munícipio.