Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Cantares e Saberes

Publicado em 27/07/2022 às 10:37 - Atualizado em 27/07/2022 às 10:37

Por meio do Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC), uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o coletivo musical Ecos de Santo Amaro fará uma turnê com o show "Cantares e Saberes".
O coletivo passará pela mesorregião da Grande Florianópolis, fazendo shows nas cidades de Tijucas, Nova Trento, Canelinha, Florianópolis e Biguaçu, entre os meses de julho e agosto.
O grupo traz para o palco cantigas das manifestações populares, como capoeira, samba de roda, forró, seja de domínio público ou composições próprias. Através das letras das canções são trabalhadas questões como a força da cultura popular, o racismo, a homenagem aos mestres e mestras de cultura popular, a fé e esperança do povo brasileiro. Costurando as canções, algumas inserções didáticas são feitas, explicando algumas curiosidades e informações relevantes em relação às cantigas e à execução das músicas em questão.
O coletivo musical Ecos de Santo Amaro é formado por músicos e musicistas capoeiristas que encontraram na rica musicalidade da cultura popular mais uma forma de se expressarem. Em outubro de 2021, lançaram o seu primeiro CD, “Sons da Capoeira do Ecos de Santo Amaro”, disponível nas plataformas de streaming. O coletivo é formado por Gian Carlos Rio dos Santos (Latino), Bárbara Kristensen, Cleiton Dionei Machado (Barrusco), Lucas Carlos Maria (Cabelinho), Fábio Eltermann (Katatau), Janaína Silva de Oliveira e Caroline Levien.