Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

administracaomunicipal
Liberado saque do FGTS para os atingidos pela enchente em Canelinha

Publicado em 19/12/2022 às 11:56 - Atualizado em 19/12/2022 às 12:16

O Governo Federal já autorizou o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para moradores dos municípios atingidos pela enchente, registrada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Canelinha está habilitada e a partir da próxima semana será feito o cadastramento dos moradores atingidos.

Para o prefeito de Canelinha, a liberação de saque do FGTS deve representar um importante auxílio aos atingidos pelo desastre natural. “Acreditamos que a liberação do FGTS seja uma maneira importante de auxiliar as pessoas que tiveram prejuízos com este fenômeno e ao mesmo tempo, mais uma forma de fazer girar a economia local”, afirma o prefeito.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Canelinha, Ana Claudia Moresco, neste primeiro momento o pedido do saque é apenas por APP e a data final para realizar a solicitação é 14 de março de 2023.O Governo Federal e a Caixa Econômica exigem a comprovação dos endereços de forma individual, ou seja, informando bairro, rua e número da casa atingida e a da.

Para realizar o cadastro de pedido do saque, o morador precisa baixar o APP FGTS a documentação que o APP irá te solicitar são:

  • Documento de identificação pessoal (CPF, RG, CNH, Passaporte);
     
  • Comprovante de residência válido do dia 08 a 30 de dezembro (água, luz, IPTU, fatura cartão de crédito e telefone) e, no caso de aluguel, cópia do contrato ou declaração do proprietário do imóvel (registrada em cartório) comprovando que o solicitante mora no local;
     
  • Nos casos em que o comprovante de residência não esteja no nome do solicitante (cônjuge), a comprovação pode ser feita mediante certidão de casamento ou declaração de união estável registrada em cartório; no caso de filhos, comprovante de filiação mediante apresentação de RG ou certidão de nascimento;
      

Ainda segundo a coordenadora municipal da Defesa Civil de Canelinha, Ana Claudia Moresco, o valor será limitado a R$ 6.220,00. “Vale ressaltar que a aprovação do cadastro não depende do município e que pedidos de saque do FGTS segue legislação específica, por isso, a necessidade de comprovação de danos”, explica.

MULTIRÃO CAIXA
Para auxiliar os moradores a fazer a solicitação, a prefeitura está organizando plantões de atendimento dos dias 09 a 13 de janeiro de 2023, no auditório da Secretaria de Educação das 08h às 17h, com os documentos solicitados anteriormente em mãos.